White Label – Como funciona este modelo de serviço
Hoje, como você notou no título do presente artigo, vamos conversar sobre o White Label. No ambiente digital, essa é uma solução inteligente para que micro e pequenas empresas de diferentes setores comecem a vender online, sem precisar investir no desenvolvimento de um e-commerce próprio.
Mas, o que realmente é White Label?
O White Label é um modelo de negócio em que um produto ou serviço desenvolvido por determinada empresa pode ser revendido por outras empresas ou pessoas físicas sem divulgação dos direitos autorais, ou seja, como se a inteligência por trás do produto fosse da marca que o revende.
Trata-se, então, de um conceito de mercado que descreve a terceirização do desenvolvimento de produtos e serviços, criando um molde que pode ser personalizado e redistribuído.
Na prática, significa que um item ou plataforma foi desenvolvido por uma empresa, mas recebeu a marca de uma parceira que o revende para seus clientes.
White Label traduzido significa “etiqueta branca”
Assim, a empresa revendedora não precisa arcar com custos de criação de uma solução, podendo, inclusive, lucrar ao adicionar uma taxa e negociar com seus clientes.
Em contrapartida, ela não possui direitos sobre a licença do produto ou serviço.
O White Label costuma ser adotado quando uma companhia quer expandir sua atuação, mas não possui a expertise – nem o interesse – necessários para fazer isso.
Ela opta, então, por aderir a um programa de marketing de afiliados, utilizando um modelo desenvolvido por uma parceira, que é personalizado para que mantenham uma relação próxima aos clientes.
A verdade é que, talvez, você não tenha nem ideia, mas, possivelmente, já comprou um item de marca exclusiva no supermercado, desenvolvido a partir de White Label.
Então, vamos levar isso para o universo do e-commerce?
Além de se beneficiar com estruturas de TI e serviços prestados através do modelo White Label, algumas empresas podem aumentar os ganhos por meio dessas plataformas.
Quem tem negócios B2B – quando a empresa vende produtos ou serviços para outras empresas – pode transformar as plataformas White Label em um novo produto, com direito a faturamento extra.
Basta firmar uma parceria com a companhia desenvolvedora e, em seguida, começar a revender essas soluções aos próprios clientes.
Simples e, até mesmo, elegante.
Como funciona o White Label?
O White Label funciona com base na interação entre empresa desenvolvedora, contratante e, caso haja revenda do serviço, de um cliente final.
É uma relação na qual todos ganham, pois:
- A desenvolvedora aumenta suas vendas
- A contratante economiza recursos com a estruturação de uma área que não domina e lucra em cima de cada revenda
- O cliente final tem acesso a uma solução de que precisa, com simplicidade e mantendo um relacionamento com a empresa em que já confia.
Vamos a um exemplo prático
Imagine que você tem uma pequena loja de roupas de fabricação própria que está indo bem, mas ainda não tem presença na internet.
Para começar a vender online, será preciso montar uma loja virtual, o que exige conhecimentos sobre programação, webdesign, marketing digital, entre outros.
Você percebe, então, que o desenvolvimento próprio do seu e-commerce implica em um investimento alto, tanto em mão de obra quanto de tempo para a criação do site.
Em vez de prosseguir com essa ideia, decide buscar alternativas no mercado e, um dia, uma companhia especializada em tecnologia da informação e desenvolvimento de sites lhe faz uma proposta.
Ela vai oferecer uma estrutura para sua loja virtual, disponibilizando um modelo para que sua equipe insira a marca da loja de roupas e venda direto ao cliente final.
Está aí um exemplo clássico de White Label, no qual o desenvolvimento de um serviço foi terceirizado para que a loja pudesse se dedicar ao seu próprio know-how: a fabricação e venda de roupas.
Contudo, a loja também pode se tornar parceira da empresa de TI e começar a revender a plataforma de e-commerce, adicionando uma margem de lucro.
E, por qual motivo esse é um modelo vantajoso?
A vantagem mais clara que podemos citar aqui é a redução de custos com a criação de produtos ou serviços para diversos setores (e qual empresário não almeja por reduzir os gastos que possui?).
Porém, no caso de plataformas White Label, uma companhia que não possua expertise para o desenvolvimento de softwares teria que investir altas quantias na aquisição dos equipamentos e programas necessários.
A mão de obra adequada, formada por especialistas em tecnologia da informação, também exige um investimento à altura.
Sem dúvidas, fica mais barato e prático deixar essas responsabilidades com um parceiro qualificado.
Mesmo fora da área tecnológica, se falarmos em produtos como alimentos fabricados sob o conceito White Label, a empresa contratante paga menos, pois os adquire pelo preço de atacado.
Depois, ela pode revender esses artigos com uma margem de lucro maior, definida a partir de seu modelo de negócios e conhecimentos sobre seu público-alvo.
Não é preciso adquirir o know-how de processos que não pertencem a seu segmento de atuação
Em outras palavras, uma rede de supermercados não precisa comprar uma fábrica, contratar pessoas e criar protocolos para a produção de alimentos, itens de higiene ou limpeza.
Ela pode aderir ao modelo White Label, firmando parceria com uma fábrica que já domine todos esses processos e tenha os recursos indispensáveis para a produção.
Outras vantagens da etiqueta ou marca branca são:
- Otimização de processos e recursos
- Suporte para a expansão do negócio
- Agilidade na entrega de produtos e serviços
- Liberdade para personalizar embalagens ou interfaces digitais.
E aí? Pronto para aderir a mais esse ponto da modernidade empresarial?
Conta para a gente! Vamos debater sobre o White Label e suas diversas possibilidades.
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